quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Mãe d'água



Mãe d'água, Mãe d'água, suas águas vem abençoar
As filhas que choram escrevem na areia pro vento com tempo apagar.

Sua benção, sua benção, meu pedido vem escutar.
Me tira de cima da minha tristeza e me leva pro fundo do mar.

(Canção do espetáculo "Sereia, Bailarina das Águas" escrita por Denisson Gargione em 2011)


Novo Logo


“Estamos em caos criativo!”, sempre foi uma frase bastante utilizada pelos fundadores da Companhia. Com o tempo, esta expressão ganhou forma, conteúdo e tornou-se a K-OS Cênica, fazendo leituras sobre teoria do caos e pensando como isso reverbera no trabalho do grupo. “O caos é uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A ideia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis - caóticos, portanto. Parece assustador, mas é só dar uma olhada nos fenômenos mais casuais da vida para notar que essa ideia faz sentido”.


No grego antigo há um significado que soma-se a ideia dos fundadores da Companhia:
“Khaos, que significa entreabrir-se, abismo insondável, personifica o vazio primordial, anterior a tudo. É o primeiro, pré-existe: existia sempre, coexiste com o mundo formal como imensa e inexaurível fonte de energia, e continuará existindo”.

Toda esta reflexão foi feita e analisada para repensar no logo da K-OS Cênica que, em parceria com a artista, publicitária e designer Mariana Schmidt foi repaginado, inclusive dando uma nova grafia para o nome do grupo que agora assina como KHAOS Cênica.

domingo, 4 de maio de 2014

...



"Quando danças, queria que fosses como a onda do mar, para que nunca fizesse outra coisa."

Shakespeare

domingo, 27 de abril de 2014

Relato sobre as Sereias no IV Encontro das Graduações em Dança




Dia 26 de abril de 2014, participei da Comunicação Oral do IV Encontro das Graduações em Dança, que é um evento no qual reúnem-se professores e alunos dos cursos de Dança do Rio Grande do Sul para trocar ideias e refletir sobre esta arte. Esta edição foi organizada pelo curso de Graduação em Dança: Licenciatura da UERGS, no qual estudei e , portanto, onde surgiu meu Trabalho de Conclusão de Curso, origem da Sereia Bailarina.

Participei deste encontro relatando sobre o meu TCC Sereia, Bailarina das águas, um mergulho no mar de minha poética (2008), orientado pela Doutora Flavia Pilla do Vale,  e através dele expliquei sobre minha pesquisa em dança e do surgimento desta sereia bailarina. Posteriormente dei seguimento a fala contando sobre como este Trabalho acadêmico serviu de inspiração e ponto de partida para o espetáculo de dança Sereia, Bailarina das Águas (2011) que reverberou de uma forma bastante intensa e importante na minha trajetória em dança, e razão pela qual hoje existe este blog.

Trocas como esta são extremamente significativas e necessárias para alimentar-nos e instigar-nos como artistas e pesquisadores em arte, a fim de incentivar nosso processo de pesquisa e criação.

Lauren Hartz